No capítulo onze do Livro aos Hebreus, encontramos vinte e quatro vezes a palavra fé, dezoito nas expressões “pela fé”. Parte dos grandes homens da Bíblia venceram através da fé e têm seus nomes escritos nesse capítulo. A fé é a certeza das coisas que se esperam. A vida cristã é firmada na fé. Sem fé é impossível agradar a Deus, tal a importância dessa palavra de duas letras, mas de tão grande peso!
Pela fé somos salvos e pela fé devemos caminhar até o alvo final. A Palavra de Deus nos ensina a perseverar na fé. Ela não é necessária apenas para a salvação, mas indispensável para permanecermos em Cristo. A fé é como um fio de ligação entre o visível e o invisível de Deus, sobre o qual devemos nos mover, para atravessar a distância entre o domínio material e o espiritual. As bênçãos, o verdadeiramente real e Deus estão no outro lado, e sem fé não os alcançaremos. Deus é Espírito, e só podemos vê-lo através dos olhos da fé. A fé é trilhada pela persistência, pela certeza, pela confiança, é a conquista das promessas de Deus. A fé não é um sentimento, é a certeza, não é um salto no escuro, é a convicção da realidade de Deus.
A fé não duvida, a fé nos mantém firmes porque ela tem um firme fundamento. A fé se apropria do amor de Deus e da sua justiça, é firmada na sua Soberania e infalibilidade, naquele que não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa. A fé não se edifica na areia, não tem castelos suntuosos e efêmeros que se desmoronam com os ventos da desilusão. A fé constrói seu edifício no alicerce inabalável. A fé suplanta os ventos das adversidades, transcende as eras porque é edificada na Palavra de Deus, na Rocha eterna, em Cristo, que enfrentou e venceu o maior inimigo, a morte!
A fé tem o foco no alvo – não olha para homens falíveis, não olha as circunstâncias nem a força do vento, a fé olha para Jesus. Como um bom equilibrista, a fé firma seus passos nas promessas de Deus e avança firme. A fé alimenta a esperança. O justo vive por fé. A fé é sempre vitoriosa porque tudo é possível ao que crê. Tudo o que se vê ruirá, e o que não se vê permanecerá eternamente. Andemos pela fé, não por vista!
Hb 11.1,6; Ef 2.8; 2 Co 5.7; Nm 23.19; Rm 5.1-2; Cl 1.22-23; 1 Ts 5.8; Hb 12.2; Hb 10.38;